quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A misericórdia disse não!!!


Navegando pelo youtube nessa noite/madrugada eu fui abençoado com vários hinos lindos. Todavia esse me tocou de uma maneira toda especial. Não sei quem canta, mas a canção é belíssima. Não vou pedir para que gostem, mas desejo de todo coração que sejam edificados por meio desta música.

Segue um trecho:

"Quando o pecado pediu justiça pela minha alma, a misericórdia disse NÃO".

sábado, 3 de outubro de 2009

Exortação ao Perdão!

Olá irmãos. Pretendo falar um pouco sobre uma passagem bíblica muito abordada em nossos púlpitos, porém com uma visão diferente. Quero falar da conversão de Paulo de Tarso.

Todos nós sabemos que Paulo foi o maior perseguidor que a igreja primitiva teve, mas que depois do encontro que teve com Jesus Cristo na estrada para Damasco, se converteu.

Quando tratamos dessa passagem, costumeiramente exaltamos o fato do maior perseguidor se tornar um dos perseguidos. Poderia aqui discorrer sobre isso em muitas linhas, mas não é essa intenção desse post. Como disse no início do texto, pretendo falar um pouco sobre essa passagem sob outro prisma.

Imaginemos a seguinte situação: Uma pessoa que foi responsável (direta e indiretamente) pela destruição da vida de algumas famílias cristãs apareça dizendo que está arrependido de tudo que fizera e que quer seguir uma nova vida com eles.

Onde quero chegar com isso?

Quero mostrar a capacidade que aqueles cristãos teve para perdoar uma pessoa, independentemente do que ele fizera. É claro que no primeiro momento deve ter havido alguma dúvida acerca da real conversão de Paulo, mas a bíblia mostra que a comunidade cristã o aceitou.

Para aceita-lo foi necessário que as pessoas que compunham essa comunidade o perdoasse. Não estou falando de um simples perdão. To falando em perdoar o assassino do seu filho, dos seus pais, ou aquele que tirou sua única residência fazendo assim com que essa pessoa vivesse como um fugitivo. Há de ressaltar, ainda, que não foi o mais puro e simples perdão, pois alem disso eles o acolheram dentro de suas próprias casas.

Creio que isso é um dos maiores exemplos de perdão verdadeiro relatado na bíblia, uma vez que essa virtude partiu de uma comunidade inteira.

Será que nós, como Igreja de Cristo, temos essa capacidade de perdoar os nossos ofensores. Sinceramente, não creio muito nisso. E isso é muito triste, pois a Palavra de Deus afirma categoricamente a imensa importância do perdão para o cristão. Com muita tristeza eu posso afirmar (pois eu vejo com os meus próprios olhos e escuto com os meus próprios ouvidos) que hoje o cristão está mais preocupado em atacar seus opositores do que tentar entendê-los e perdoa-los.

Quando ligo a televisão para assistir alguma pregação eu me deparo com o pastor (sim!! Justamente aquele que deveria ser o primeiro a dar exemplo) ameaçando outros pastores que lhes fazem oposição. Olha, realmente é estarrecedor! Fico até sem palavras pra comentar esse tipo de situação. Mas enfim, será que não seria melhor esse pastor criticado procurar saber o que realmente está acontecendo e aparar qualquer tipo de aresta? Bem, acho que esta atitude seria uma atitude cristã. Que fique claro que não estou falando de aceitar o que o outro diz (pois pode ser anti-bíblico), mas sim não se tornar inimigo.

Quando percebemos que pastores fazem isso, resta claro que entre as ovelhas a coisa não pode ser muito diferente. Já pude presenciar pessoas cristãs desejando mal alheio, guiado tão somente pelo nojento espírito de vingança. Ah, não to falando daquela pessoa que porventura fala ainda no calor da emoção, mas sim daquela pessoa que sofreu algum tipo de mal e depois de um tempo considerável ainda nutre esse sentimento negativo. Realmente, neste caso a pessoa está precisando se converter ao evangelho pois não consigo imaginar um convertido que não tenha capacidade de perdoar.

Jesus, após se delatado por Judas, ainda teve a capacidade de chamá-lo de amigo! (Mt 26:50).

Eu me questiono muito porque ainda temos muita dificuldade em perdoar os nossos ofensores. Creio que muito da nossa dificuldade ainda reside no orgulho que carregamos em nossos corações. Irmãos, exorto-os a esquecer esse orgulho maligno que só é atraso em nossas vidas. Precisamos conhecer o verdadeiro sentido de perdoar. Creio não ser difícil integrar essa virtude em nossas vidas. Basta querermos e pedirmos pra Deus esse dom. Parem de pensar: “Ah, se eu perdoar ele pode vai me achar um bobo!” ou então: “ Eu, perdoar?! Ele que reconheça o erro dele e venha me pedir perdão.”. Posso afirmar que depois que aprendi a perdoar minha vida melhorou sensivelmente.

Mesmo que você esteja correto na situação, vá pedir perdão pro seu irmão! Muitas vezes a desavença se reside num mal entendido, e quando você, mesmo com a razão, vai pedir perdão, cria-se a oportunidade de que cada um possa rever suas atitudes e enfim chegar num consenso e consequentemente se perdoarem.

Já pensaram se aquela comunidade da igreja primitiva tivesse agido como a gente geralmente age hoje? Teríamos perdido um grande ministro da Palavra, alguém que realmente se entregou totalmente ao evangelho. Só de pensar que muitas igrejas não conseguem perdoar um adultério.

Para finalizar só quero lembra-los que mesmo pregado numa cruz, Jesus foi capaz de nos perdoar (Lc 23:34).

Que Deus tenha muita misericórdia de nós!!