sábado, 21 de março de 2009

Caminho das Índias

A Paz do Senhor amado irmãos.

Desde o dia 10 estou, a passeio, em Aracajú. Confesso aos irmãos que não pretendia escrever enquanto estivesse aqui no nordeste, pois não tinha lugar onde poderia me concentrar para escrever. Bom, nesses dias de descanso eu estou refletindo sobre dois assuntos: o primeiro é em relação a igreja evangélica sergipana. Em relação a esse assunto pretendo escrever somente quando voltar já que estou em fase de observação.

O segundo assunto é em relação à atual novela global “Caminhos da Índia”. Aqui em Aracajú tenho tido a oportunidade (por falta de opção mesmo) de ver essa novela. Realmente, amigos, estou perplexo com o que eu vi dela. Confesso que imaginava que a novela usava a religião hindu de forma apenas secundária na trama. Mas para minha infeliz surpresa a novela está servindo apenas para difundir e evangelizar para essa religião demoníaca. Hoje mesmo, eu aprendi que segundo as crenças hinduístas a mulher não pode ser responsabilizada em caso de fuga ou adultério, já que segundo eles, se a mulher foge é porque não tinha ninguém (marido) para detê-la, ou então porque o marido não estaria “dando conta do recado”.

Para quem estuda as religiões diversas ta aí um bom material complementar para estudar o hinduismo.

Não sou contra a exposição de outras religiões na mídia. Pois creio que a Palavra de Deus sempre vai prevalecer. O que eu sou radicalmente contra é a forma utilizada para apresentar tal doutrina. Em muitos momentos na trama, um personagem explica com “grande sabedoria” alguma situação de vida. Geralmente, quero dizer, sempre são pensamentos que agradam o povo. Isso, é claro, cria uma simpatia muito grande gerando assim uma situação de evangelização hinduísta. Se o autor tem a intenção de apenas apresentar uma cultura diferente porque ele não mostra todos os lados (os bons e os ruins)? Vejo muito claramente a posição defendida pela trama. Ênfase para o lado bom e superficialidade para mostrar o lado negativo.

Volto a repetir: não sou contra colocar uma novela temática (seja sobre qualquer assunto), mas para isso é necessário bom senso e não transformar a temática no assunto principal e ainda por cima manipular o povo acerca desse tema.

Estou falando agora da novela atual, mas tudo isso que foi dito pode e deve ser estendido a todas as novelas evangelizadoras. É engraçado notar que as emissoras nunca fizeram uma novela com cunho evangélico. Raramente o evangélico é inserido nas tramas e quando é incluído, serve somente para mostrar uma imagem distorcida do que é ser evangélico mesmo, como aconteceu recentemente numa trama global.

Até agora, apenas me referi ao assunto de maneira social e humana. Mas o que mais me preocupa mesmo é o lado espiritual da questão. Fico aqui imaginando quantas pessoas já foram alcançadas com essa mensagem diabólica e hoje estão se prostrando à um deus falso. O que esperar de uma nação que agora segue uma doutrina totalmente falha e perigosa? E as nossas crianças, com que tipo de pensamentos elas crescerão? Cada vez que penso nisso mais eu me preocupo.

Outra coisa que me chama atenção também é a quantidade de religiões apresentada pela maior emissora brasileira de televisão. Já vi novelas que pregava o islamismo, religião das pedrinhas etc., e tudo isso traz confusão a um povo já muito confuso. É tudo o que o diabo quer.

A nós evangélicos, cabe primeiramente interceder por meio de orações e boicotar (aos que ainda assistem) a programação que julgamos diabólicas. Está mais claro do que nunca que estamos prestes a passar um período de imensa turbulência e que precisamos nos entregar completamente nas mãos do Senhor, pois somente assim seremos vitoriosos.

Amém

Nenhum comentário: