segunda-feira, 2 de março de 2009

Idolatria Gospel

Que a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja convosco!

1ª Coríntios 6:9-10

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”.

Em quase dois anos de “nova criatura” tive a oportunidade de participar de muitos “shows evangélicos”. Fui a shows como Diante do Trono, David Quilan, Aline Barros, etc.

Mesmo sendo novo na fé (como ainda sou) eu já percebia que algumas atitudes não estava compatível com os preceitos da bíblia, sendo o mais grave deles a idolatria. Infelizmente, muitos jovens, mal alimentados da Palavra de Deus, acabam incorrendo neste erro gravíssimo. Muitos que afirmam que não são idólatras, realmente são pessoas sinceras mas que não percebem o erro. O escopo desse texto é justamente de chamar a atenção acerca de algumas atitudes que são consideradas como idolatria.

Quando acontece um show de uma banda gospel muito famosa, é muito comum que antes desse grande momento, haja apresentação de outras bandas (ministérios) menos famosas. É engraçado que quando essas bandas menos famosas (ou menos rica), praticamente ninguém sequer dá atenção as letras das músicas tocada. Geralmente, nesse momento o povo de Deus aproveita a pouca “unção” da bandinha de garagem (rsrs) para ir comer um cachorro quente, ou até mesmo colocar a conversa em dia com algum irmão. Isso quando não ocorre do irmão chegar um pouco mais tarde para pegar somente a banda do momento. Agora questiono, será que isso não é idolatria? Cadê a adoração exclusiva a Deus?

Bom, ultrapassada a fase da apresentação da bandinha de pouca unção, o locutor do evento (que geralmente é o Bispo, Apóstolo, ou então um locutor de uma rádio gospel) chama ao palco a Banda “ungida do Senhor”, e nessa hora toda cidade escuta o brado de alegria da platéia. Aquela pessoa que estava comendo o seu apetitoso cachorro-quente praticamente engole a metade dele (geralmente se engasga) para apressar sua ida a frente do grande palco que foi montado exclusivamente para esse grande momento profético de unção e adoração. Aquele irmão que estava batendo papo, simplesmente corta o papo dizendo que agora tinha que ir adorar ao Senhor(?). Muitas vezes esses irmãos acabam ficando longe do palco. Mas para esses “adoradores” isso é inconcebível, pois eles tem direito de ficar mais perto do palco para receber a unção do cantor, e logo começa a se infiltrar no meio da galera e não medem as conseqüências chegando, inclusive a empurrar o irmão (que provavelmente já estava assistindo o show da bandinha e adorando ao Senhor) para poder passar logo. Falo isso por experiência própria, pois quantas vezes já fui empurrado. Meu Deus! Tem irmãos que não se importam de ficar atrás pois preferem a “frieza do final da platéia” à ficar trocando suor com seus irmãos em Cristo.

Superado essa fase, e o irmão já acomodado em seu devido lugar (geralmente, aos pés dos cantores), ele tem uma grande e ingrata surpresa: O grande cantor está cantando músicas desconhecidas (daquelas que não toca em rádio mesmo) e já começa a se desanimar com aquilo, pois as músicas tocada não tem a “unção da fama”, e por isso não poderá ser abençoado. Logo ele começa a olhar pro relógio pra ver se falta muito pra terminar o show. Até que em um certo momento do espetáculo, a estrela resolve dar uma palhinha dos seus grandes sucessos, ou seja, o artista vendo que a platéia já não está tão avivada em decorrência das músicas pouco ungidas pela fama resolve cantar uns dois ou três grandes sucessos para animar o público (rebanho), não sem antes de dá aquela palavra profética de vitória. Ai aquele irmão que já não via a hora de ir embora, começa a se envolver de maneira sobrenatural e começa a chorar pois o Espírito Santo está ministrando naquele momento diretamente na vida dele.

Ou seja, depois de três horas no show (incluindo todas as bandas), o Espírito Santo resolveu dar as caras por lá só porque a música da hora foi tocada. Tenha-me a santa paciência, pois pode ser qualquer coisa, menos Espírito Santo. Aquela situação muito provavelmente tem origem quase que exclusivamente emocional, e não espiritual como acham ser.

Outros pontos acho interessante ser abordado aqui neste post. Já vi muita gente mesmo envergando com orgulho, algum apetrecho (fita “daquelas que coloca na cabeça”, camisas, bonés, poster etc) com o nome da grande banda. Isso é idolatria meus irmãos. Abstenhais da idolatria.

Acredito que alguns desses famosos, são verdadeiramente servos de Deus, e realmente se sentem incomodado com essa situação de fama e a rejeitam, mesmo que isso os levem a cair no ostracismo do esquecimento popular. Todavia, a grande maioria, ao invés de combater esse mal que tem assolado o povo evangélico, agem de forma contrária, isto é, fomentam mais ainda a fama e a sede de idolatria do povo de Deus. Geralmente, esses cantores não cobram menos de 15 mil reais por aquilo que eles receberam de graça. Não vou nem entrar no mérito das exigências extras feitas pelos mesmos.

Algumas vezes, o preço do ingresso é abusivo mesmo, mas a média fica entre R$ 15 e R$ 30. Desafio aos irmãos que toda vez que houver um show dessa natureza que deixe de ir para economizar o dinheiro do ingresso (reparem que eu nem falei da grana gasta com alimentação, estacionamento, etc) e investir essa grana num projeto missionário, que muitas vezes não tem um milésimo da grana que esses artistas tem, mas que rende muito mais frutos do que esses shows. Caso você não queira deixar de ir nesses shows, então desafio a você pegar o valor correspondente ao que você investiu no show e investir numa obra missionária. Dessa forma você satisfaz os seus desejos e também ajuda a obra de Deus.

Por fim, eu quero acrescentar que não estou fomentando a não ir a shows dessa natureza. Pois creio sim, que Deus pode falar ao coração da pessoa nesses momentos, afinal, a Palavra de Deus mesmo fala que onde tem dois ou mais reunidos em nome de Deus, ali ele estará (Mateus 18:20), mas incentivo a fazer isso somente se realmente for para única e exclusivamente adorar a Deus. Se você, amado irmão, tem a intenção de além de adorar a Deus, ir ver a sua banda predileta, é melhor que fique em casa mesmo (de preferência orando), pois assim você economia $, e não cai em pecado.

Ao ler essa postagem, muitos pensaram que esqueci de falar sobre idolatria a pastores, bispos, a objetos etc. A estes eu falo que não esqueci de citar essas coisas, mas que, devido a complexidade e a extensão do assunto, resolvi separar cada tipo de idolatria. É claro que idolatria é uma só, mas como tenho a intenção de chamar a atenção dos irmãos achei por bem dividir para tentar ser melhor compreendido.

Peço aos irmãos que ao ler essa coluna não se sintam ofendido, pois não tenho intenção nenhuma de ofender ninguém. A única motivação para escrever é exortar aos irmãos a não se desviarem dos caminhos do Senhor, pois um dia eu também estive trilhando esse caminho perdido, mas que pela graça e misericórdia de Deus eu percebi o mal que estava fazendo.

Para finalizar peço aos irmãos que gostam dessas grandes bandas para terem cuidado de selecionar o que ouvem deles, pois assim como há muita música boa, também há muita música ruim (teologicamente falando). Já estou preparando uma coluna para falar das letras das músicas tocadas hoje. Só para deixar um gostinho, eu já recrimino logo a música que se refere a Deus como “você”, e não Senhor.

Que a graça maravilhosa de Deus possa acompanha-lo todos os dias da sua vida!!

Um comentário:

marcelo vitorino adono disse...

Meu querido irmao.... vc esta com o perfeito entendimento a cerca de tais acontecimentos.... como diz a carta a congreg de corint " Não é de admirar pois o proprio satanas persiste em transformar em Anjo de luz".... a questão desses shows ..vai alem disse... esta em jogo ascepcao...ou seja eles sao os melhores...envolve dinheiro e dependendo do cantor gospel mas fama..mais dinheiro..... "de graça vos recebestes ..de graça vos dastes"... me recordo do templo de Jeresalem ...jesus entra..e ve aquele grande comercio...pomba.. boi.ovelha..... sera que hoje nao e o mesmo nas igrejas... cds..dvds... e casa de oracao ou casa de comercio....vejo em atos dos apostolos dividindo oque tinham...sera que esses cantores dividem...??? vi dinheiro isso como ajuda... mas apenas para ter oque comer....e beber e vestir.... jamais vi alguem rico.. citado na biblia que pregando as boas novas tornou assim.....