sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Qual é o tamanho ideal da igreja?

Saúdo a todos com a Paz de Cristo!!!

Tenho visto ultimamente, muitos lideres religiosos, pastores, bispos, etc exaltando o grande crescimento de suas respectivas igrejas. E de fato estão crescendo vertiginosamente. Mas até quando esse crescimento é benéfico para a disseminação da palavra de Deus? Será que vale a pena se gloriar de ter um templo lindo e enorme, onde caibam em média de 10 mil pessoas? Será que a ovelha deste rebanho está sendo bem abastecida com a palavra de Deus?

Sinceramente irmãos, creio que estes mega templos, mais tem atrapalhado do que ajudado. Pois o que ocorre nessas igrejas é o distanciamento entre o pastor e suas ovelhas. Para entender o que to querendo dizer, desafio a quem ler este post a fazer uma pesquisa nestas igrejas. Pergunte aos membros destas igrejas se eles já tiveram a oportunidade de um dia sentar e conversar com o seu pastor. Uma conversa normal entre pai e filho por exemplo.

Sei que os defensores deste sistema dirão que nestes locais impera a questão do discipulado, ou seja, o líder (que é submetido a autoridade do pastor) substitui a figura do pastor na questão do convívio dentre outras coisas, na vida do fiel. Contesto veementemente esta substituição.

Suponha a seguinte situação: o pai que concede a sua autoridade de genitor ao irmão mais velho sobre o mais novo. Ou seja, o irmão mais novo iria ser criado sem a presença ativa do pai, apenas cruzando com ele na hora das refeições. É justamente isso o que ocorre nestes grandes templos. A ovelha, geralmente, ouve seu pastor somente nos cultos dos finais de semanas, somente naquela uma hora que ele está sob o púlpito. Essa situação acaba criando uma de frieza no relacionamento de ambos.

Diante disso como a ovelha poderá imitá-lo, observando sua maneira de viver (Hebreus 13:7) se nem sequer esta ovelha tem relacionamento com o seu pastor? Não tem como, pois a única forma disso acontecer é se o pastor conhecer a todos o que é impossível nessas igrejas de grande porte.

Outro ponto que ataco em relação aos grandes templos, é em relação a Palavra de Deus. A probabilidade de haver distorções do evangelho pregado dentro da mesma igreja é grande, tendo em vista que pra doutrina chegar aos ouvidos das ovelhas, às vezes, passa por várias pessoas. Não existe unidade nestes lugares. Isso é fato. Paulo exorta em Efésios 4:1-13 aos cristãos manterem a unidade.

Questiono ainda, até onde estes grandes centros religiosos são eficazes. Pois creio que seria muito melhor que ao invés de grandes templos pudesse haver mais templos, pois aproximaria o pastor das suas ovelhas, não tendo a necessidade de entregar sua autoridade a terceiros. Logisticamente falando, também seria mais eficaz o maior número de igrejas, pois haveria maior chance da pessoa congregar mais perto da sua casa.

Às vezes chego a pensar que estes pastores agem na soberba, ao se gloriar do grande número de fiéis de sua igreja. Não me aprofundarei nisso, pois quem sou eu pra julgar alguém? Espero, sinceramente, que eu esteja enganado disso.

Preciso deixar claro que não sou contra o auxílio que os pastores recebem, até mesmo porque isso é bíblico, mas é preciso combater a substituição que de bíblico não tem nada.

Aqui vale um adendo: a maior parte dessas igrejas que possui mega construções, são igrejas neo-pentencostais, cujo a doutrina destas já foram anteriormente dissecada neste humilde blog. Portanto não entrarei neste mérito. Tratarei estas igrejas como se realmente pregasse a Palavra de Deus pura, apenas para ilustrar melhor as colocações do tema central deste post.

Que Deus os abençoe profundamente, em todas as áreas de sua vida.

Nenhum comentário: