sábado, 28 de fevereiro de 2009

Igreja em Crise (republicação)

O texto a seguir é uma reprodução fiel do post publicado no minha antiga página. Tendo em vista o post anterior senti que seria necessário a publicação deste. Na época que esse texto foi elaborado, não tinha muito tempo que eu saí dessa igreja apóstota. Por isso alguns termo que usei à época não seria usado hoje, mas o que realmente vale é o conteúdo. Com certeza se fosse reescrever esse texto hoje, usaria de mais embasamento bíblico e seria muito mais contundente. Com certeza, um dia voltarei a falar desse assunto, e ai poderei usar todo conhecimento ministrado pelo Espirito Santo na minha vida.
"A Paz de Cristo esteja convosco.
É com muito pesar e dor no coração que escrevo esta coluna. Não tenho intenção de polemizar ou simplesmente criar divisões ou confusões, mas sim analisar o que ocorre hoje à luz da Bíblia. Hoje estou aqui pra falar sobre a igreja evangélica no Brasil.
É claro que isso que será discorrido não ocorre somente aqui no Brasil. Entretanto quero delimitar somente às igrejas que se encontram em território brasileiro. Como já é de conhecimento público, estamos vivenciando o boom na população evangélica brasileira. Várias (senão todas) pesquisas mostram um grande crescimento, em todas as camadas, do número de evangélicos. É algo há se louvar!! Então se pergunta: “- qual é o problema da igreja se como já vimos, estão em pleno crescimento?” A resposta é simples: é o abandono da essência do evangelho!!!
O evangelho da cruz está sendo trocado pelo “evangelho da prosperidade” e por muitos outros “evangelhos”(?). Parece que muitas igrejas esqueceram do que está escrito no evangelho de João 2:13-25, e simplesmente pegaram àquilo que seria uma casa de oração e transformaram numa casa de vendas.
Uma vez na igreja que eu congregava cheguei ver o absurdo de ver o pastor, sobre o púlpito, vendendo uma agenda “abençoada” por ele, e quem comprasse teria um grande ano. Isso ocorreu no culto da virada do ano. Recentemente fui numa conferência, e estava muito animado, mas ao chegar lá fiquei extremamente frustrado pois achava que escutaria tão somente a palavra de Deus, palavras que realmente edificam. Para minha surpresa e tristeza, um pastor norte-americano simplesmente tava dando dica de como fazer uma empresa prosperar. Esse mesmo pastor numa outra pregação nesta mesma conferência, afirmou com todas as letras que um dos grandes erros que ele cometeu no início do ministério dele, foi não ter dado tanta importância pra prosperidade financeira, e falou ainda que depois que ele descobriu a “chave bíblica da prosperidade” não parou de ganhar dinheiro. Outra coisa que me estarreceu foi ver a venda de um pedaço de pano, ops quero dizer de um manto santo trazido diretamente de Israel. É bom comprar, pois se trata de um pano abençoado. Afff!!!
A minha conversão se deu numa igreja que adota esta teologia. Apesar de amar muito aquela igreja sempre senti um incômodo nas pregações e não sabia por quê. Mas fui agraciado pelo Espírito Santo com o entendimento necessário para saber o que me incomodava. Era justamente essa insistência na pregação da prosperidade financeira. Talvez seja interessante esses pastores “prósperos” abram a bíblia em 1° Reis 3:9-13. Essa passagem fala que Deus veio em sonho para Salomão e disse: “Pede o que quiseres que te dê” (v6). Ou seja, o Deus que é dono de todo ouro e de toda prata perguntou ao jovem rei o que ele desejava. Tendo um coração de Deus, Salomão pediu sabedoria e não riquezas materiais. Será que se Deus perguntasse pra algum pastor “próspero” a resposta seria a mesma. Há de ressaltar, caso não conheça a história de Salomão, que ele foi um rei muito próspero.
Outro ponto que me aborrece nessas ditas igrejas de Deus, são os termos utilizados por eles pra falar com Deus (não aceito, determino, exijo, decreto etc). Isso no mínimo cheira a incoerência, pois qual servo falaria isso pro seu senhor sem que isso seja considerado uma desobediência?
Nessa mesma esteira está a situação que o homem coloca um prazo para o milagre (geralmente financeiro) acontecer, sendo que o tempo é de Deus (Ageu 1:2; Habacuque 2:3). Bom, vou ficar só nisso pois acho que já está bastante claro a contradição bíblica dessas teologias. Poderia muito bem entrar na parte que se refere aos fiéis que estão nessas igrejas, mas não me sinto autorizado e nem capacitado para isso. Pois tudo que eu falei aqui não foi algo que alguém me falou, mas sim que eu vi e vivi, e portanto eu tenho autoridade suficiente pra delatar essas praticas que estão contra o que é exposto na bíblia. Apesar de ter nascido (batizado) nesse tipo de igreja, eu só tenho a louvar e glorificar o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, por ter me dado a sabedoria e o entendimento suficiente pra compreender além de ter me dado muita ousadia, pois eu falo que não é fácil sair de uma congregação, e exorto você que é fiel a Deus mas congrega numa igreja que adota essa teologia, a estudar a Palavra de Deus, principalmente o novo testamento.
A intenção desse texto não é acusar ou defender determinadas denominações, mas sim expor a palavra de Deus e exortar os irmãos a defender a integralidade do evangelho deixado pelo nosso Senhor Jesus Cristo. Aos não cristãos que lêem esse texto eu os animo a procurar uma igreja evangélica. Apesar dessa crise, tem muita igreja por aí que se mantém fiel ao que Cristo ensinou. Que Deus ilumine o seu caminho e te abençoe tremendamente."

Nenhum comentário: