domingo, 5 de abril de 2009

Coração ambicioso

Números 16:8-10

"Disse mais Moisés a Corá: Ouvi agora, filhos de Levi! Acaso é pouco para vós que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, a fim de fazerdes o serviço do tabernáculo do Senhor e estardes perante a congregação para ministrar-lhe e te fez chegar, e contigo todos os teus irmãos, os filhos de Levi? procurais também o sacerdócio?"

Que a paz de Cristo esteja sempre convosco!

Após a leitura de Números 16, percebi que os versículos expostos acima me chamaram atenção no sentido de que o questionamento feito por Moisés é muito atual. Para falar disso eu preciso contextualizar a passagem apresentada.

Cora, Datã e Abirão são três levitas que se deixaram picar pelo mosquito da vaidade e ambição, pois não satisfeitos, desejavam alçar posições mais altas afim de obter mais poder e uma posição mais elevada. Para atingir tal objetivo desafiaram a autoridade de Moisés e a ordem de Deus acerca da exclusividade de Arão se o sumo sacerdote.

Essa passagem mostra que todo crente deve andar sempre atento com a sua ambição pois estes homens, certamente, foram homens que andavam conforme os mandamento divinos, mas que em algum momento de suas vidas relaxaram e se desviaram.

Quando iniciamos nossa caminhada com Cristo tudo são flores, afinal, vivemos a fase do primeiro amor. Nesse período nosso coração está voltado somente para as coisas do céu. Todavia a vida é dura, e como a Bíblia já nos alerta devemos sempre vigiar, orar e jejuar. Muitas vezes falhamos nesse propósito e acabamos por assimilar algumas idéias mudanas. Neste post vou me ater somente a questão da ambição, mas poderia citar uma infinidades de princípios não bíblicos.

O grande problema disso é que geralmente esses princípios são inseridos e não são prontamente percebidos nem por terceiros e nem pela própria pessoa, já que quase sempre a mudança ocorre no coração e não se manifesta exteriormente.

É claro que após certo tempo esses sentimentos vão ser manifestados, assim como foi na narrativa bíblica. Por isso, mais uma vez eu clamo aos irmãos que vigieis quanto àquilo que entra em vossos corações. Não se deixem contaminar por nenhuma idéia que seja contrária aos princípios cristãos.

No início do texto afirmei que a pergunta que Moisés tinha feito aos rebeldes era atual. Disse aquilo porque vejo muita semelhança entre a atitude dos levitas e a ambição dos ministros da Palavra de Deus. Muitos pastores/ apóstolo/ reverendo/ conferencistas/ doutores não aceitam o cargo que Deus lhes concedeu e estão buscando sem o menor escrúpulos ser maiores dentro da nossa sociedade. No coração desses homens bate o desejo de poder, fama, glórias.

Nós, como povo de Deus, temos por obrigação nos afastar dessas pessoas pois as mesmas já foram contaminadas pelo mosquito da vaidade e não possuem qualificação para conduzir o povo de Deus.

O que é mais grave ainda é que esses ambiciosos usam o povo e a Palavra de Deus para atingir seus objetivos mesmos que para isso seja necessário envergonhar o nome de Deus. Percebe-se, ainda, que, assim como os personagens bíblicos, esses pastores passam por cima dos desígnios divinos e desafiam a autoridade de Deus.

A Bíblia relata que os três rebeldes foram engolidos, junto com suas casas e a todos que os seguiam, pela terra por causa de sua iniqüidade. Por isso irmãos, não seja um desses seguidores que serão engolidos pela terra, apartem-se desses lobos que amam a si próprios. Não se deixem levar pelas mentiras de prosperidades, grandezas materiais, ou quaisquer outras distorções bíblicas.

Acho que isso é só. Por isso irmão vou reprisar as duas principais mensagens desse texto: vigia o seu coração e afasta-se dos lideres corrompidos e ambiciosos, já que biblicamente falando, essas duas características fogem completamente do ideal de Deus.

Bye

Nenhum comentário: