quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mentira!

Gênesis 1: 1-6

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Prezados e queridos irmãos. Que a Paz de Cristo esteja convosco!
Desejo, neste post fazer algumas considerações sobre a maior arma do diabo: a mentira!!!

Particularmente, não é um dos assuntos que menos gosto de falar (prefiro falar do amor de Deus, da salvação, da misericórdia etc). Porém este blog existe por uma única razão: PARA A HONRA E GLÓRIA DE DEUS, e como Deus tem me incomodado a algum tempo com essa palavra, começarei agora.

1. SOBRE A MENTIRA.

Segundo o dicionário este termo significa¹: sf (lat mentita, com dissimilação) 1 Ato de mentir; afirmação contrária à verdade, engano propositado. 2 Hábito de mentir. 3 Engano da alma, engano dos sentidos, falsa persuasão, juízo falso. 4 Erro, ilusão, vaidade. 5 Fábula, ficção. 6 O mesmo que leuconiquia. Antôn (acepções 1, 3 e 4): verdade; (acepção 5): realidade. M. de rabo e cabeça: grande mentira. M. inocente: dita sem o propósito de prejudicar. M. oficiosa: dita a alguém, sem prejuízo de terceiro, e só para lhe causar prazer ou utilidade.

A Bíblia, claramente, afirma que o diabo é o pai da mentira (João 8:44) e que todo aquele que mente está na verdade servindo ao inimigo. O que ocorre hoje é que muitas pessoas (inclusive crentes) caem no engano de achar que a mentira só é aquela facilmente constatada ou usando um termo mais popular: “aquele que ta na cara”. Mas na verdade irmãos a bíblia nos relata que a mentira pode ser revestido de várias maneiras, dentre as quais citarei algumas:

2. MENTIRA REVESTIDA DE VERDADE

Como pai, o diabo é aquele que possui as maiores ferramentas para o uso das mentiras. Umas das mais poderosas armas que ele tem é revestir a mentira de verdade. Paulo fala, em 2ª coríntios 11:14, que o diabo se transfigura em anjo de luz. Quando o apóstolo falou isso, ele teve a intenção de alertar o povo de Deus sobre os falsos profetas, que viriam revestido de piedade, humildes, amorosos, mas que por dentro são lobos vorazes dispostos a destruir. Todavia, assistimos hoje, grandes “Ministros de Deus” pregando um evangelho diferente e grandes massas sendo enganadas por estes lobos. Se vamos tentar abrir o olho desse irmão enganado, muitas vezes somos impelidos a não criticar o “homem de Deus”. E se insistimos em mostrar a luz para esse irmão com argumentos bíblicos bem fundamentados, eles falam que posso até ta certo, mas os milagres que os lobos realizam comprovam que são realmente de Deus. Talvez esse irmão não tenha lido a passagem em que Jesus fala aos seus discípulos sobre os grandes sinais desses falsos profetas (Mateus 24:24).

Contudo, apenas me referi a parte externa da mentira revestida de verdade. A pior parte mesmo é quando a própria bíblia é utilizada para as mentiras. O próprio diabo fez uso desse expediente quando tentou Jesus no deserto (Mateus 4:1-11) quando pediu para que ele transformasse pedra em pão. Muitos falsos profetas se valem dessa covardia para enganar povo de Deus e leva-lo a perdição eterna. Mas Jesus nos ensina a combater essa forma de mentira. Quando Jesus foi tentado com a própria Palavra de Deus ele rebateu utilizando-se da mesma arma, a própria Palavra de Deus. E é isso irmãos, que temos que fazer hoje. Não devemos acreditar no que os lideres espirituais falam sem que antes haja uma confirmação da bíblia. Ou seja, só devemos acreditar depois que conferir realmente se o que ele falou é bíblico.

Muitos ao ler a oração anterior deve ta se perguntando. “Será que o blogueiro ta pregando que duvidemos dos homens levantados por Deus para pregar o evangelho? A resposta é sim! Paulo aprova essa atitude, conforme se pode ver em Atos 17:11. Logo percebemos que não há nada de errado em conferirmos as escrituras, pois se até Paulo permitiu que o que ele falava fosse examinado porque os “Grandes Profetas” da atualidade não podem ser testado? Mas para isso é necessário que o crente se dedique no estudo da Palavra porque sem esse estudo será facilmente levado pelos ventos das doutrinas heréticas.

Para fechar este tópico, vou sair do âmbito religioso e entra na seara da vida secular, pois o diabo pode usar circunstâncias do dia a dia para nos afastarmos da Palavra de Deus. Pense na seguinte situação: você está entrevistando uma mulher para trabalhar de babá para cuidar do seu filho. Porém na entrevista você toma conhecimento de que ela trabalhou em vários lugares mas não procura confirmar a qualidade dela com as suas referências, pois confia na seu sentimento e na palavra dela. Quem é que garante que ela não é uma traficante de órgãos internacionais e tal? Talvez com dois ou três telefonemas para as referências qualquer dúvida em relação a credibilidade dela seria extinta ou, pelo menos, diminuída. Irmão, não é querer pregar a dúvida do outro, mas no mundo em que vivemos, infelizmente, não tem como sair confiando em qualquer um. Precisamos testar.

3. MENTIRA “BOA”

Quem já ouviu as seguintes frases: “Vou mentir pra não entristecer fulano”; “pra que falar a verdade e criar confusão? Deixa como estar”. Estes são exemplos daquela mentirinha que é usado para fazer bem.

É isso ai irmãos, um artifício muito usado por quem quer evitar um constrangimento, dor, ou até mesmo trabalho, é a “mentirinha do bem”. Muitos questionarão: qual é o problema de falar esse tipo de mentira se a intenção é a melhor possível?

Querido o problema dessa artimanha é justamente a própria mentira. A Palavra de Deus nunca aceitou meio termo, não obstante Deus fala que vomitará os mornos. Diante disso e sabendo quem é o pai da mentira não resta a menor dúvida que mesmo com a melhor das intenções a mentira sempre será uma mentira e ponto final. É claro que na hora do aperto temos a tendência de mentir. Isso ocorre porque muitas vezes nossa fé em Deus falha e passamos a não crê que Ele resolve.

Muitas vezes recorremos a esse expediente por que fazemos uma análise subjetiva da situação. Ocorre que na esmagadora maioria das vezes essa análise é equivocada. Para tentar ilustrar bem o que eu quero dizer vou citar um exemplo:

“Suponha um médico que descobre que seu paciente não vai viver mais que um mês. Para não colocar esse paciente em situação de desespero o médico em conjunto com a família prefere omitir essa informação.”

Veja bem o que uma escolha é capaz de fazer nesse caso. Se o médico contasse a verdade, o paciente teria a oportunidade de fazer tudo àquilo que ele queria fazer na vida, como por exemplo, pedir perdão pra um ente querido ou então fazer aquela viagem que ele tanto sonhou. Mas como ele não sabe disso e acha que ta tudo bem, ele vai continuar sendo o mesmo.

É claro que existe a possibilidade do referido paciente se desesperar e tal, mas isso não pode ser levado em consideração se ainda há outra probabilidade. Portanto irmãos, na hora de mentir pra fazer bem, pensem bem se realmente vocês estarão prestando um favor. Eu por exemplo, prefiro escolher a verdade pois dessa forma não me sujo com o meu Senhor.

4. A MENTIRA DA EXCEÇÃO.

A mentira da exceção é aquela que a pessoa usa um dado verdadeiro para embasar sua assertiva. No entanto esse embasamento nasce de uma exceção, ou seja, a pessoa se utiliza de uma exceção à regra pra poder assentar entendimento desejado por ela. Um exemplo claro é daquele fulano que diz que fuma e incentiva os outros a fumar porque sua vó fuma a 60 anos e nunca teve nada. Uma pessoa bem informada não seria enganada pois ela sabe que em regra, milhões e milhões de pessoas pelo mundo morrem anualmente em decorrência do uso dessa droga.

5. A MENTIRA QUE É CONTADA MIL VEZES SE TORNA VERDADE.

Esse é um ditado muito conhecido em nossa sociedade. O que é mais triste nisso é que muitas vezes isso, realmente, acontece. É muito comum vermos na mídia certas noticias que são falsas mas que com o passar do tempo acabam se tornando uma verdade. Isso ocorre muito naqueles casos de homicídios de grande repercussão. Como por exemplo a morte da menina Nardoni. A menina caiu no prédio num dia e no dia seguinte alguém falou que os assassinos eram os pais dela. Claro que essa era uma informação falsa pois até então ninguém sabia nada pra poder fazer algum tipo de acusação. Todavia essa falsa informação foi sendo aceita por todos na sociedade e acabou que muito antes do final do inquérito policial o casal já tinha sido condenado pela sociedade. Já pensaram se a justiça descobre que esse casal era inocente? Meu Deus, não ia adiantar nada ser absolvido judicialmente pois a sociedade já os incriminara. Isto é, por mais que eles fossem inocentados, o casal por um bom tempo não poderia ter uma vida tranqüila. Tudo isso porque? Por causa de uma mentira e que contada diversas vezes acabou se tornando verdade.

6. CONCLUSÃO

Diante do exposto, acho que deixei bem claro qual é a verdadeira natureza da mentira, independentemente da intenção do mentiroso. Poderia ficar aqui falando sobre as outras espécies de mentira mas não vou fazer isso porque senão o post ficaria muito grande (maior do que já ta), e também porque acho que o que foi posto aqui é suficiente para motivar uma reflexão.

Lembrem-se: SOMENTE O DEUS DE ISRAEL POSSUI A PALAVRA DA VERDADE.

Amém!!


1 - http://michaelis.uol.com.br/

Nenhum comentário: