terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Porque o evangelho mudou, Senhor?

Após deixar seu corpo carnal, Paulo foi direto para o Reino dos Céus. E lá ele era a felicidade em pessoa. Todavia, de uns anos pra cá, Paulo tem andado calado e cabisbaixo. Jesus, percebendo isso se achegou perto dele e perguntou o que estava acontecendo, já que naquele lugar não existia espaço para tristeza.

Paulo então, com os olhos marejados, começou a falar: “Meu Senhor, tenho andado chateado contigo.

Jesus, assustado, pergunta:
- O que fiz para que se aborrecesse?

Paulo, respira fundo responde:
- O Senhor lembra da época em que estive te servindo lá na Terra? Pois é Senhor, fui apedrejado, tive problemas de visão, fui rejeitado, fui pobre, vivi somente pela tua Graça, pois muitas vezes fui preso por pregar o seu evangelho. Sempre fui fiel à Tua Palavra e nunca me desviei dela. Porém, hoje vejo homens que se dizem pregadores do Senhor, que pregam em suas mega igrejas com direito a ar condicionado e telão. Além disso, esse homens são homens queridos em toda a sociedade, não existe um lugar em que eles não entrem. Esses pastores são homens que possui muitos bens e dinheiro. Enfim, como pode Senhor, eu ter sido um miserável (materialmente) e eles bem de vida, sendo que a Tua Palavra fala que o Senhor é o mesmo ontem, hoje e sempre. O que eu fiz de errado meu Deus?

Após um profundo silêncio, Paulo continua:
- O que falar da mensagem? Poxa Jesus, já pensou se eu pregasse prosperidade, bênçãos, vitórias e relegasse a segundo plano a mensagem do arrependimento, do sofrimento e cruz? Teríamos feito a diferença naquela geração muito maior do que fizemos na época.

Tenho certeza que a grande maioria dos fariseus e dos saduceus se converteriam pois o evangelho seria pregado de tal forma a atraí-los, mesmo que isso significasse uma mudança significativa no evangelho da cruz. Pensa Senhor, se eu tivesse feito algumas alterações no seu evangelho para massagear o ego das pessoas a Sua igreja seria numerosa e não teríamos sofrido tantas perseguições.

Lembro-me que na época fui preso algumas vezes por pregar o seu evangelho, mas hoje os pastores são presos por entrar com dólares irregulares em países. Antigamente as pessoas se escandalizavam com o evangelho que a gente pregava, mas hoje o único escândalo que vemos nas igrejas são as mansões, a riqueza, a dinherama dos pastores.

O pior de tudo é que a riqueza desses homens provém do dízimo arrecadado sob a promessa de bênçãos materiais. Porque não era assim antes Senhor? Porque antigamente o dízimo era somente para o sustento da igreja e para repartir com os pobres e viúvas, e hoje serve para manter o status dos pastores? Sinceramente não entendo Senhor.

Certa vez (atos 17) fui à Beréia e meu coração se alegrou ao ver que aquele povo não somente ouvia o que eu pregava, mas que também conferia se o que eu falava realmente era oriunda do Senhor, mas hoje os pastores tem a comodidade de pregarem o que bem entenderem já que são os ungidos do Senhor, e como tal não podem ser contestados.

Senhor, poderia ficar falando muitas outras coisa aqui que me chateiam, mas prefiro para por aqui pois meu coração está amargurado.

A história acima foi apenas um exercício mental que eu fiz para demonstrar a “evolução” do evangelho. Gostaria de pedir perdão a todos por usar algumas situações impossíveis e anti-bíblicas, mas isso foi necessário para que houvesse uma melhor compreensão da mensagem que desejo passar. Por isso peço apenas que retendes apenas o que é bom. Apesar de haver algumas heresias, o texto acima é todo baseado na bíblia, todavia me abstive de colocar as referências. Por isso qualquer dúvida me mandem comentários que terei o prazer de responde-los.

Quando iniciei a elaboração do texto, pensei em colocar também a resposta de Jesus, mas senti que era melhor deixar a resposta dEle como reflexão para vocês leitores desse blog.

Fike na Paz de Cristo!!

Nenhum comentário: